terça-feira, 12 de agosto de 2014


Barcos de pesca sul-coreanos ancorado no porto Geojin, Goseong, Coreia do Sul, 01 de agosto.
Barcos de pesca sul-coreanos ancorado no porto Geojin, Goseong, Coreia do Sul, 01 de agostoCNN




Privatização das Doquinhas (Quadrado)

O contrato entre uma empresa coreana de pesca e uma brasileira de manutenção de embarcações resultou numa relativa privatização do local secularmente de uso público.

Seis embarcações coreanas que capturam lulas da região das Malvinas ocuparão as águas protegidas das Doquinhas durante o período de entre-safra. O local será protegido por cercas e pela Guarda Portuária.

Durante a safra da pesca as embarcações desembarcarão quinzenalmente no Porto de Pelotas o resultante da pesca, que, processado no mar, será então encaminhado em contêineres refrigerados, imediatamente ao atracamento, para o  Porto de Rio Grande.

Não deve ser significativo o efeito econômico dessa operação, pois são embarcações de pequeno porte  e com tripulação mínima, posto que a quase totalidade retornará para a Coréia na entre-safra. Os que permanecerem nas embarcações as usarão como residência, tanto para hospedagem, como para alimentação.

A população de Pelotas, principalmente os frequentadores habituais deste ponto de recreação, realizaram recentemente uma manifestação, buscado alertar  autoridades e população para a necessidade de preservação  do acesso irrestrito ao local.


Leia:

O 'QUADRADO': UM OLHAR RETROSPECTIVO ... - UFPel

iad.ufpel.edu.br/prodart/artigos/download/85