quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Escavações arqeológicas no Pontal da Barra, em Pelotas,revelam a nais antiga evidência da presença do cão doméstico no Brasil



Trabalho científico, recentemente publicado, confirma a importância da preservação do Pontal da Barra, área úmida localizada às margens da Lagoa dos Patos e do Canal de São Gonçalo, em Pelotas, RS.

Por muito tempo essa área sofreu agressões motivadas pela ação de pessoas e empresas que, movidas pela ambição, pretendiam aterrar, drenar e urbanizar o Pontal da Barra.




As ameaças ao Pontal da Barra

O Pontal da Barra está situado na Praia do Laranjal, na região da foz do Canal de São Gonçalo na Lagoa dos Patos, município de Pelotas, RS. 

Esta é uma área de grande importância ecológica por abrigar muitas espécies vegetais e animais particulares das áreas úmidas,  banhadas por água que, dependendo dos fatores climáticos, apresenta-se doce, ou salgada.

Salienta-se a presença de espécies de peixes anuais, cujas gerações nunca coexistem. Além disso, possui sítios arqueológicos  de grande interesse científico. 

Outro papel dos banhados que margeiam o Canal de São Gonçalo é o de  regular a sua vazão , evitando enchentes.

Uma estrada rudimentar dá acesso à colônia de pescadores situada na margem do Canal, estrada essa que bloqueia a natural ligação da área úmida Pontal da Barra com a Lagoa dos Patos, prejudicando este ímpar ecossistema .
Há décadas o  Pontal vem sofrendo agressões  decorrentes da especulação imobiliária, com avanço da urbanização  sobre a área de preservação. Arrasta-se por muito tempo uma luta jurídica de entidades ambientalistas com as empresas que pretendiam, e em parte conseguiram,  aterrar e drenar a área para construir prédios.



Em 2016, finalmente,  a Justiça Federal, condenou o loteador e proibiu qualquer ato de urbanização no Pontal da Barra.



 Canal de São Gonçalo e estuário da Lagoa dos Patos
                           

Cidade de Pelotas e Praia do Laranjal


Pontal da Barra