segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Desmatamento

 O extermínio da vida

"um crime contra a natureza é um crime contra nós mesmos e um pecado contra Deus"

Enciclica Laudato Si


A região de Pelotas está no limite sul da Mata Atlântica, formação florestal que cobre áreas de vários  estados brasileiros.  Sendo uma área limite com bioma Pampa, as formações vegetais são muito características e únicas. O cuidado com os fragmentos da mata ainda existentes é uma questão muito importante para a sobrevivência não só de espécies vegetais, mas de todas as formas de vida que nela se associam e dela dependem, inclusive os  humanos.

Infelizmente, existe um histórico de ver a natureza como um estorvo para as atividades econômicas e insensatamente destruí-la, sob o falso paradigma de que assim se constrói o futuro.

Assim foi destroçada uma fração de mata nativa remanescente na área urbana de Pelotas. Situada esta em local supostamente protegido da insensatez humana, posto que destinado a formar aqueles que, em princípio,  se destinam a propagar a palavra divina. Palavra essa materializada na encíclica Laudato Si , onde se vê que "um crime contra a natureza é um crime contra nós mesmos e um pecado contra Deus".

Mas os homens não  são integralmente perfeitos. Muitos integralmente imperfeitos, a ponto de um dos responsáveis diretos pelo extermínio da mata afirmar orgulhosamente, conforme registro  na imprensa,  " A área está limpa e é feita a terraplanagem..." . 

Na visão dele, e de seus iguais, uma área de bosque única, onde se associam diversas espécies vegetais nativas e animais silvestres numa biota diversa, é simplesmente lixo que deve ser erradicado para ter " a área limpa".

Para alguns, isso é ter "inteligência ambiental".

Alguns autores conhecidos desses atos são reconhecidamente reincidentes, pois os mesmos que em 2014 destruíram com igual fúria o "Bosque do Seminário". Agora, entretanto, eliminaram também, junto com a mata nativa,  uma área de compensação ambiental pela qual eram legalmente obrigados a zelar.

Infelizmente tudo isso foi aprovado pela burocracia local, dentro do  princípio de que para o "progresso" não deve haver o impedimento de ordem legal, ou moral.

Tudo isso para a construção  de mais um hotel, o que poderia ter sido realizado em  outro local da cidade.







Fonte:https:// geopelotas-pmpel.hub.arcigis.com