segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A ano do silêncio

2015 foi um  ano surpreendente para os  brasileiros. Ruíram a Economia e a Moralidade do estrutura governamental.A estrutura federal, mantida no poder com base em mentiras e imposturas, revelou-se um covil de saqueadores de recursos públicos. Ministros, Senadores, Deputados, Grandes Empresários, e outros agentes das políticas públicas foram indiciados pela Justiça e condenados  a pesadas penas.O povo sabe que muito mais há para ser descoberto e que a Presidência da República, em diferente mandatos, não está isenta de culpa e de ações criminosas.

A sociedade brasileira, estarrecida com tais fatos, está sem ação. Embora muitos criminosos tenham sido punidos, muitos mais estão em frenética atividade criminosa, ainda a frente do Executivo e do Parlamento.

Por tudo isso, 2015 foi o ano em que o Brasil parou. Tudo parece pequeno frente ao gigantismo da falta de escrúpulos dos grupos dirigentes do País.

Por isso este espaço não se manifestou, durante 2015,  sobre problemas ambientais que  se apequenaram ante a desgraça avassaladora que corrói a Nação.

Quanto todos os problemas pareciam ter chegado ao auge,  eis que a inoperância dos órgãos públicos e a desmedida ambição das mineradoras multinacionais geraram o Desastre de Mariana, considerado a maior tragédia ambiental da história do Brasil.

As barragens de contenção de resíduos, provenientes de um sistema de mineração anacrônico, romperam, destruindo comunidades ribeirinhas e acabando com a vida de vários rios, principalmente com a do grande Rio Doce.

 O resíduo tóxico percorreu cerca de 700 quilômetros pelo Rio Doce, até sua foz no Oceano Atlântico. Aí derramou-se pelo Mar por onde ainda se amplia até não se sabe onde.

Desculpem pela nossa falta de energia para lutar durante 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário